16 de junho de 2011

Importância da Drenagem Linfática em Gestantes

    A gestação é um período em que a mulher passa por grandes transformações físicas e emocionais. Conviver bem com essas mudanças é imprescindível para a saúde da mãe e do bebê. A gestante tem um aumento de 30% a 50% do volume sanguíneo, podendo reter até 8 litros de água acima do normal. Este acúmulo de líquido é responsável pelo desconforto, inchaço e sensação de peso nos pés e pernas.
O ganho de peso pode variar muito de mulher para mulher, mas se estimarmos um aumento médio de 12 quilos – sendo que os médicos recomendam um aumento de peso durante a gravidez de 9 à 13,5 quilos.
    A drenagem linfática é o tratamento mais indicado para as gestantes. É uma massagem suave e lenta que estimula o sistema linfático. Ativa a circulação sanguínea, ajuda a diminuir a retenção de líquido e os inchaços, promovendo hidratação da pele, melhora do sistema imunológico e eliminação de toxinas pela urina. Além destes benefícios, a drenagem linfática proporciona sensação de bem-estar por promover relaxamento. As sessões de drenagem linfática podem ser realizadas a partir das primeiras semanas de gestação, uma vez autorizadas pelo obstetra. São indicadas de uma a duas sessões por semana, com duração de aproximadamente uma hora.
    Indicações:

• Estímulo na circulação venosa e linfática, que reduz a retenção de líquido, diminuindo os inchaços típicos da gravidez, além de estimular a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação;
• Prevenção e combate: às varizes, sensação de pernas cansadas, celulite e às estrias;
• Alívio de tensões e redução de dores musculares;
• Aumenta a sensação de relaxamento, ajudando a combater o estresse;
• Proporciona regeneração e aumenta a imunidade do organismo, uma vez que aumenta a eliminação de toxinas e estimula a produção de linfócitos pelos gânglios linfáticos.
    De todos os benefícios já citados para as gestantes, um em especial, merece destaque: com as constantes sessões, as grávidas passam a se conhecer mais e aceitam melhor a nova identidade corporal. Desta forma, a mulher passa a ter aumento do bem-estar emocional, fortalecendo ainda mais o vínculo mãe-bebê.

    Contra indicações:
Grávidas com: Insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas.
    É importante ressaltar que a drenagem linfática deve ser feita por fisioterapeuta, pois a técnica mal executada pode estimular as contrações uterinas e causar até a precipitação do parto a partir do sexto mês de gestação. Podendo também comprometer a circulação e causar hematomas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário